Quando você está almoçando com algum amigo é muito difícil esquecer que seu celular existe? E você fica checando suas redes sociais sem parar? Isso pode indicar que você é viciado em seu celular ou smartphone. Pesquisadores da Universidade de Michigan, Estados Unidos, descobriram que o vício em celular pode ser altamente contagioso.
Os pesquisadores analisaram o comportamento de jovens nas lanchonetes e refeitórios do campus da universidade entre janeiro e abril de 2011. Eles observaram, discretamente, os alunos por 20 minutos e documentaram que cada pessoa utilizava seu celular em um intervalo de 10 segundos.
No geral, os estudantes permaneceram 24% do tempo que passaram com seus amigos no celular, e 39,5% dos alunos observados tiveram maior propensão a utilizar seus dispositivos móveis se o seu acompanhante tivesse feito a mesma coisa nos últimos 10 segundos. "Muitas pessoas podem ser 'vacinadas' quanto a checar seus e-mails ou mensagens de texto, mas esse vício pode ser contagioso com base em uma pequena interação de 15 minutos entre as pessoas", afirmou ao Yahoo News Daniel Kruger, um dos pesquisadores do projeto.
Pesquisadores afirma que o uso de celulares evita o sentimento de exclusão. Kruger ainda afirmou que o padrão pode ser atribuído à inclusão social. Se a pessoa com quem você está sentado está checando o Twitter ou mensagens de texto, é muito provável que você faça o mesmo para não se sentir excluído.
Os pesquisadores também afirmam que os efeitos podem aumentar ainda mais em jovens adultos, que habitualmente estão checando seus telefones - algo que não foi muito identificado em grupos de pessoas mais velhas.
Fonte: http://canaltech.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário