Os brinquedos antigos trazem momentos de integração entre
pais e filhos, relembrar momentos da infância ao lado das crianças traz uma
sensação bem gostosa. Confira uma a seguir uma lista de alguns brinquedos que
nos trazem boas lembranças. O tempo passa, as lembranças ficam.
Tamagotchi
O objetivo era cuidar de um "bichinho virtual", alimentar, dar carinho, brincar, e não o deixar ficar doente.
O Tamagotchi foi lançado em 1996 pela empresa japonesa Bandai. Se
tornaram febre no Brasil no fim da década de 90, se tornando
extremamente populares entre as crianças e até adolescentes, encontrado
em diversas cores, formatos e nomes diferentes.
Bonecos Power Rangers
Os bonecos dos Power Rangers, trocavam a cabeça. Ao apertar um botão na
cintura de cada ranger ele trocava de cabeça, da cabeça de ranger para a
cabeça humana. Quem nunca teve um desse...
Mola Maluca
Esse brinquedo era moda na década de 80 e 90 e muito comum nas lojas de
R$ 1,99 pelo país. A criançada se divertia fazendo a mola cair de um
degrau para o outro da escada.
Pega-Peixe
O brinquedo Pega-Peixe se popularizou muito no fim dos anos 80 e na
década de 90. O objetivo era capturar o maior número de peixinhos dentro
de um "lago" de plástico.
Na ponta das varinhas e na boca dos peixes haviam imãs, o laguinho
rodava e um mecanismo fazia com que os peixes abrissem e fechassem a
boca rapidamente, o que tornava o jogo mais emocionante.
Minis Craques Coca-Cola
Na Copa do Mundo de 1998, a Coca-Cola lança no Brasil a promoção "Mini
Craques Coca-Cola", que constava em miniaturas cabeçudas dos jogadores
da seleção brasileira de futebol com suporte. Para adquirir os
bonequinhos era necessário juntar 10 tampinhas de Coca-Cola e mais 2
reais por craque.
Geloucos
Os Geloucos foram um marco na década de 90. Lançados pela gigante
Coca-Cola em 1997. Ao juntar 10 tampas metálicas ou 5 plásticas poderia
ser trocado por 1 envelope contendo 2 Geloucos + 1 Card + 1 Adesivo ou 2
Geloucos + 1 Card.
Autorama
O autorama, uma mini-pista de corrida com carrinhos movidos a pilha, foi
produzido comercialmente pela primeira vez nos EUA em 1912 pela Lionel.
O brinquedo chegou ao Brasil em 1963, pela loja Mobral Modelismo em São
Paulo, que começou a importá-los. No ano seguinte a Estrela, licenciada
pela Gilbert dos EUA, começou a produzi-los nacionalmente. O Autorama
da Estrela foi um dos brinquedos mais desejados dos anos 70 e 80.
Cara Maluca
Para jogar você sorteia uma carta, gira o cronômetro e começa a montar
as caras mais malucas antes de o tempo acabe, senão as peças "voam" em
sua direção! Não utilizava pilhas, bastava dar corda e brincar.
Comandos em Ação
A primeira leva, com seis personagens, chegou às lojas do Brasil em
1984. Mas os Comandos em Ação viraram febre mesmo dois anos depois,
quando a Rede Globo começou a exibir um desenho animado com os
soldados, policiais, bombeiros e paramédicos do G.I. Joe (nome do
original americano). Teve até um menino que foi ao “Porta da Esperança”,
de Silvio Santos, pedir a coleção completa. E ganhou, para inveja de
muita gente que assistiu ao programa.
Boca Rica
Consistia em enfiar moedas coloridas num cofre vermelho. Em dado
momento, um mecanismo acionado aleatoriamente fazia a portinha se abrir,
e o mais sortudo embolsava a “fortuna”.
Quebra Gelo
O Quebra Gelo foi um brinquedo lançado nos anos 80 pela Grow. O jogo
consistia em um ringue de gelo, composto por um cubo maior (onde o urso
ficava) e vários menores. E um martelinho. Você montava o ringue de
acordo com a sua vontade, e aí começava a brincadeira. A idéia era ir
martelando os cubos menores até o cubo maior se soltar. Quem derrubasse o
urso, perdia.
Batalha Naval
Este foi um jogo que marcou a infância de muita gente nos anos 80. Um
jogo muito divertido onde o objetivo era bombardear a frota de seu
adversário e afunda-la antes que ele fizesse isto com a sua.
Pega Varetas
O pega varetas é um antigo jogo de destreza manual que consiste em
várias varetas coloridas e uma vareta preta, e pode ser jogado por 2 a 6
jogadores. No início do jogo, o feixe de varetas é jogado ao acaso na
mesa, para que os jogadores tentem pegá-las. No Brasil, o jogo é
fabricado pela Estrela desde agosto de 1961 até os dias atuais.
Genius
Genius era um brinquedo muito popular na década de 1980 e que buscava
estimular a memorização de cores e sons. Com um formato semelhante a um
OVNI, possuía botões coloridos que emitiam sons harmônicos e se
iluminavam em seqüência. Cabia aos jogadores repetir o processo sem
errar.
Se você der um clássico desse para uma criança de hoje, ela talvez não
ache muita graça, afinal, vivemos a era dos vídeo games ultra
modernos. Já para a molecada dos anos 80… Ah, parecia coisa de outro
mundo aquele disco colorido e barulhento.
Pequeno Arquiteto
Pequeno arquiteto foi um brinquedo muito comum na infância de muita
gente. É um pouco diferente de outros brinquedos de montar blocos como o
Lego, não tendo dentes para encaixar, as peças permitem pilhas que
desafiam a gravidade. E por isso estimulava a coordenação motora da
criançada.
Ioiô da Coca-Cola
O ioiô da Coca-Cola era febre entre os jovens e adolescentes nos 80.
Quase todos tinham ou queriam tê-lo. Havia também nas versões Sprit,
Fanta e Taí (o antigo Kuat), que são da empresa Coca-Cola também.
Para adquirir um, era preciso comprá-los ou colecionar uma determinada
quantidade de tampinhas das garrafas dos refrigerantes e trocá-las em
pontos de venda do refrigerante.
Cai Não Cai
O jogo é composto de um tubo de acrílico amarelo que é encaixado em uma
base, também de acrílico, com um furo no final, onde se encaixa a base.
No meio do tubo há diversos furos, onde são colocadas as varetas.
Depois de colocadas as varetas, são colocadas as bolinhas de gude, que
ficam presas pelo emaranhado de varetas. Os jogadores vão retirando as
varetas uma de cada vez, tentando evitar que as bolinhas caiam no fundo
do tubo. Quem derrubar uma bolinha fica com ela até o final do jogo. O
objetivo do jogo é retirar todas as varetas do tubo, ficando com o menor
número de bolinhas.
Colossus
A caminhonete Colossus foi lançada pela Estrela no ano de 1985, Era uma caminhonete 4x4
de brinquedo bastante "agressiva" de controle remoto e media cerca de 43 cm de comprimento. Era muito desejada pelos meninos.
Aquaplay
Quem nunca teve um? Era só você encher com água aquele tubinho
de acrílico até o nível correto e apertar os botõezinhos pra a
diversão começar.
Vira Monstro Vira Herói
Quem teve uma infância feliz no final dos anos 80 e começo dos 90 sabe
do que estou falando. Esse brinquedo super divertido da Estrela fazia
nossa alegria por horas e horas, criando nossos vilões, heróis ou a
mistura de um pouco de cada.
O brinquedo consistia em uma moldura onde você escolhia três peças para
compor uma figura (cabeça, tórax e pernas), cada peça com várias opções
diferentes, botava uma folha em cima e rabiscava com um lápis que vinha
com o brinquedo, e pronto, seu personagem estava formado.
Armatron
Este brinquedo era muito interessante e super avançado para a época em que foi lançado (anos 80).
As crianças se imaginavam manipulando materiais perigosos, como plutônio, explosivos, etc. Você também poderia usá-lo para pegar e torturar seus G.I. Joes. Ele tinha dois joysticks para mover e posicionar o braço.
Mini Coca-Cola
A mini Coca-Cola foi uma das ações promocionais mais populares da
fabricante de refrigerante. Existia um certo tipo de mistério sobre qual
tipo de líquido tinha lá dentro, alguns diziam ser veneno ou algum
líquido perigoso, outros diziam ser xarope de cola.
Pula-Pirata
O Pula-Pirata foi lançado pela Estrela em 1978. Mas, nos Natais de boa
parte da década seguinte foi um dos presentes que mais faziam
sucesso. Encontrado até hoje nas lojas, o jogo de espetar a espada e
torcer para o pirata não pular ganhou versões tecnológicas e virtuais.
Como o Pop-up Pirate para Nintendo Wii.
Pega Pulga
Objetivo do jogo era caçar pulgas que infestam o colchão. Você tinha que
pegar todas suas pulgas antes de seus concorrentes. Tudo isso com
apenas uma pinça. Era muito divertido.
Cubo Mágico (Cubo de Rubik)
Criado em 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik, o quebra-cabeça colorido
despontou aqui no Brasil na década seguinte. O misto de sentimentos tão
contraditórios deve-se ao desafio do brinquedo: organizar as laterais do
poliedro de seis lados de modo que cada face reunisse apenas
quadradinhos da mesma cor. O problema é que, quando se conseguia arrumar
uma delas, a outra ficava bagunçada. Era tão complicado que dezenas de
livros com instruções chegaram às prateleiras na época.
Traço Mágico
Toda criança que nasceu nos anos 80 e 90 provavelmente já brincou com
ele pelo menos uma vez. Tratava-se de um brinquedo com uma tela cinza e
dois botões que você mexia e ia fazendo desenhos.
Ferrorama
O ferrorama foi um brinquedo que fez muito sucesso entre as crianças na década de 1980 e foi muito vendido no Brasil.
A paixão pelo Ferrorama é tamanha que, em 2010 a Estrela prometeu que
lançaria uma nova versão com uma condição: os fãs teriam que fazer a
locomotiva percorrer os 20 quilômetros finais do Caminho de Santiago
de Compostela, na Espanha, usando 110 metros de trilhos enquanto o
trenzinho corria, era preciso retirar trechos do início do trajeto e
encaixar no final para evitar que a máquina descarrilhasse. O desafio
foi cumprido.
Cara a Cara
Cara a Cara foi um jogo de tabuleiro lançado em 1986 pela empresa
Estrela, baseado no jogo Guess Who?, criado em 1979 e fabricado pela
Milton Bradley Company (adquirida pela Hasbro em 1984).
O jogo admite dois jogadores ou dois grupos de jogadores, que têm um
conjunto com 24 retratos diferentes. Sorteia-se uma carta para cada um
e, por meio de perguntas, deve-se adivinhar a "carinha" que coube ao
adversário.
Boneco He-Man
Originalmente, junto com cada boneco da linha Masters of Universe vinha
um mini-gibi. Nesta versão boneco, He-man tinha uma espada, um machado, e
também um escudo.
Playmobil
Playmobil é uma linha de brinquedos criada por Hans Beck (1929 - 2009)
em 1974 e vendida mundialmente a partir de 1975. A linha consiste em
pequenos bonecos com algumas partes móveis e uma série de objetos,
veículos, animais e outros elementos com os quais esses bonecos irão se
integrar compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática
específica.
Pogobol
Com desenho parecido com o planeta Saturno, era feito de uma bola de
borracha e um aro de plástico. Objeto de desejo de muitas crianças, o
"Pogobol" era um brinquedo criativo e divertido para ficar pulando por
aí.
Vai-Vem
O vai-vem era um brinquedo que não tinha muito objetivo, basicamente ia
de um lado para o outro, mas era muito divertido. O vai-vem existe até
hoje. Dá pra ficar horas brincando e se divertindo. Mas haja braço pra
aguentar tanto exercício.
Cão Xereta
Você puxava a cordinha e ele ia te seguindo e farejando. O "Cão Xereta" era perfeito para brincar de detetive.
Soldadinhos de plástico
Os antigos soldadinhos verdes de plástico fizeram parte da infância de
muito marmanjo de hoje em dia. Não existia nenhuma regra para brincar
com eles, bastava ter imaginação.
Mão Biônica
Além de poder brincar e pertubar os amigos com a Mão Biônica, você
também podia coçar as costas. A mão abria e fechava quando acionado uma
espácie de macânismo.
Meu Primeiro Gradiente
Lançado em 1989, este minigravador colorido fez a criançada soltar o gogó no microfone numa espécie de 'karaokê antigo'.
Pense Bem
Pense bem é um dispositivo (visualmente parecido com um notebook) que
faz perguntas sobre vários temas, como história, geografia e matemática.
Em seguida, o usuário aperta a tecla que representa a alternativa que
ele crê que seja a correta e, na seqüencia, o brinquedo informa se a
resposta está certa ou não.
Lego
O Lego é um brinquedo (um dos mais clássicos) cujo conceito se baseia em partes que se encaixam permitindo inúmeras combinações.
Criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen, é fabricado em escala
industrial em plástico injetado desde meados da década de 1950,
popularizando-se em todo o mundo desde então.
War
War (baseado no jogo americano Risk) é um jogo de tabuleiro, lançado no Brasil pela Grow em 1972.
O jogo é disputado com um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa,
Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador
recebe uma carta com um determinado objetivo e quem completar primeiro o
seu e declará-lo cumprido é o vencedor.
Uma partida pode durar várias horas, com disputas, regidas pela estratégia dos jogadores e pela sorte lançada pelos dados.
Banco Imobiliário
Talvez o jogo de tabuleiro mais supervalorizado da história.
Monopoly ou Banco Imobiliário é um dos jogos de tabuleiro mais populares
do mundo, em que propriedades como bairro, casas, hotéis, empresas são
compradas e vendidas, em que uns jogadores ficam "ricos" e outros vão à
falência.
Boneco Falcon
Falcon foi uma série de action figures fabricada sob licença da Hasbro,
inspirada na franquia GI JOE, publicada primeira fez pela Estrela em
1977. O bonecos eram musculosos e tinham a marca característica de uma
cicatriz no rosto.
Ahhhh..muito bommm....só faltou ai...os bonecos cavaleiros do zodiaco...que saudade...deu vontade de chorar de emoção..infancia feliz...nem meu filho terá uma assim
ResponderExcluir