Os insetos mais perigosos do planeta

Até hoje, os especialistas em insetos, conhecidos como entomologistas, nunca conseguiram realizar um ranking onde mostra quais são os mais perigosos do mundo. O que dificulta, porém, é que existem mais de 1 milhão de insetos já descobertos, sendo que 10 milhões ainda não foram catalogadas. 
A classe dos insetos, denominada Insecta, sozinha, representa três quartos de toda a vida animal presente no planeta Terra.  Definitivamente não é pouco. Mas a quantidade não é o único obstáculo para se chegar a listas dos mais perigosos, pois nem todos oferecem o mesmo tipo de risco. Na lista, existem três grupos de insetos, os que transmitem doenças, os venenosos e os que são considerados como pragas.
A pesquisa foi realizada pelo o biólogo Osmar Malaspina, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) , de Rio Claro (SP).  Veja abaixo os insetos mais perigosos do planeta.

Os maiores transmissores de doenças:

Aedes aegypti
Velho conhecido dos brasileiros, esse mosquito transmite a dengue e a febre amarela. Segundo a OMS, o número de vítimas da dengue somam 100 milhões por ano.
Anopheles Darlingi
Este mosquito transmite a malária, a doença que mais causa problemas sociais e econômicos no mundo.
Panstrongylus megistus e Triatoma infestans
Conhecido como barbeiro, esse inseto transmite a doença de Chagas.  O protozoário Tripanosoma cruzi, presente nas fezes dessas espécies, entra no sangue pelas feridas abertas pelos barbeiros. Há cerca de 5 milhões de vítimas da doença só no Brasil.

As mais venenosas

Lonomia obliqua
Esta espécie de taturana possui o corpo coberto de pelos espinhosos que soltam um veneno altamente perigoso. Se ingerida numa pessoa, a substância provoca uma coagulação e causa hemorragias que podem levar a morte. Na região Sul e Sudeste o inseto é muito comum.
Vespa-mandarina
Junto com as abelhas, as vespas matam mais humanos do que qualquer outro animal peçonhento. Das 500 espécies de vespa, cerca de 300 são venenosas. A mais perigosa é da espécie mandarina que mede cinco centímetros e voa a mais de 30 km/h.
Apis mellifera
As populares abelhas parecem inofensivas, mas quando atacam em bando são altamente perigosas. Se um indivíduo receber várias ferroadas, o excesso de veneno pode causar insuficiência renal, anemia aguda e a morte.

As maiores pragas

Beamisia tabaci
Conhecidas como mosca branca, esse inseto já foi visto se reproduzindo em 506 espécies vegetais, incluindo o tomate e o algodão. O bicho tem esse nome por causa de sua cor esbranquiçada e é uma ameaça à agricultura em regiões tropicais e temperadas de todos os continentes.
Schistocerca gregaria e Locusta migratória
Á séculos que os gafanhotos atacam em lavouras de todo o mundo, e estas são as mais destruidoras. Uma nuvem podem haver mais de 50 milhões de indivíduos que chegam a consumir 80 toneladas de vegetação por dia.
Formiga do gênero Atta
Considerada por muitos especialistas a pior praga da agricultura brasileira, a saúva tem grande potencial destrutivo, principalmente em áreas reflorestadas com eucaliptos e pinheiros. Elas vivem apenas nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário