Como solicitar a segunda via de certidão de nascimento, óbito ou casamento pela internet

Saiba como fazer para solicitar segunda via de certidão de nascimento, certidão de casamento ou certidão de óbito pela internet, ou seja, sem sair de casa e enfrentar trânsito, filas, mau humor dos funcionários… Tudo isso graças ao Cartório 24 horas, um excelente serviço que nos permite a facilidade de solicitar segunda via das mais diversas certidões, incluindo Certidões de Protestos, Certidões de Buscas de Títulos e Documentos, pela internet. O site abrange 22 estados e o Distrito Federal, então é quase certo que seu estado está coberto pelo serviço.
Enfrente a burocracia sem sair de casa
Não tem como fugir da burocracia, mas pelo menos podemos usar a tecnologia e solicitar segunda via de certidões sem sair de casa; veja como fazer

Solicitar certidão via internet

O primeiro passo para pedir a segunda via da certidão desejada é você acessar o Cartório 24 horas. Clique agora na opção “Certidões disponíveis” (no canto esquerdo do site) e selecione seu estado, conforme a figura abaixo.
Solicitar certidão via internet
Para este exemplo selecionei Santa Catarina; o sistema mostrou quais certidões posso solicitar.
Solicitar certidão via internet
Agora que você já sabe o que pode pedir, clique em “Solicite sua certidão”, no mesmo menu à esquerda. Leia o aviso que aparece e clique em “Aceito”, caso não haja problema no Termo de Utilização dos Serviços do site. Preencha o formulário com seus dados (nome, cpf, etc) e clique em “Avançar” para selecionar o estado onde se localiza o cartório que emitirá sua certidão. Surgirá uma nova opção para selecionar o tipo da certidão que você precisa. Assim que o fizer, o sistema apresenta a lista de cartórios que integram a rede Cartório 24 Horas. Se você concordar com a informação exibida clique em “Avançar” e preencha o formulário com todas as informações necessárias para que seja feita a busca da sua certidão. Clique novamente em “Avançar”.
Solicitar certidão via internet
Agora é só escolher a forma de recebimento e preencher o endereço de entrega – leve em conta a previsão de recebimento que aparece em vermelho; clique em “Avançar”. O sistema mostrará todos os dados do seu pedido, incluindo o preço (guarde bem essas informações). Se quiser solicitar outras certidões pode fazer isso agora e receber todas de uma só vez. Se estiver satisfeito com seu pedido é só rolar a tela para ver as opções de pagamento; escolha a forma desejada e clique em “Finalizar e Pagar”. É isso!
Solicitar certidão via internet

Certidão via internet para São Paulo

Certidão via internet em São Paulo
Veja onde solicitar segunda via de certidão pela internet em cartórios de São Paulo
Se você é de São Paulo pode contar também com o site feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (ARPEN-SP). Lá você pode pedir as seguintes certidões: certidão de nascimento, casamento, óbito, interdição, ausência e emancipação e receber em casa pagando o mesmo preço que pagaria em qualquer cartório (as tarifas são tabeladas) mais a taxa de entrega, que pode ser Sedex ou encomenda normal, de responsabilidade dos Correios. O preço de cada documento é R$ 22,05 (valores de agosto de 2012) que somados a taxa de entrega pode chegar a R$ 39,27. O pagamento pode ser feito com cartão de débito, crédito ou boleto bancário. O prazo para os cartórios colocarem no sistema as certidões lavradas que você solicitou é de até 10 dias.
Após solicitar a certidão você receberá um protocolo para visualizá-la em seu computador. Claro que não adianta imprimir pois esta cópia não terá valor legal. É preciso ou pagar a tarifa de entrega e receber em casa ou escolher retirar no balcão do cartório mais próximo ou disponível.
Para solicitar a segunda via das certidões desejadas é só acessar o site, clicar na opção que corresponda a sua certidão e depois no botão “Requisitar”. A partir daí é só seguir os passos mostrados na tela. É tão ou mais simples do que o passo-a-passo que mostrei acima (Cartório 24 horas).
Fácil certo? Chega de perder tempo no trânsito e em filas demoradas. Use a facilidade que a internet proporciona e solicite suas certidões sem sair de casa. Conhece algum outro serviço que facilite o dia-a-dia?

Um comentário:

  1. Caso necessite de uma segunda via da certidão de nascimento, casamento e óbito em qualquer do Brasil poderá requisitar pela empresa "Cartório Aqui" onde poderá solicitar via fone ou email, e receber o documento no conforto de sua casa ou trabalho.
    acesse:www.documentosecertidoes.comunidades.net
    Fones: (61)3548 7801
    (61)9954 0989 (Vivo-Whats)
    (61)9188 3536 (Claro)
    (61)8126 2247 (Tim)
    (61)8566 7801 (Oi)

    ResponderExcluir