7 mitos e verdades sobre o chiclete



O chiclete sem dúvida é o tipo de doce que a criançada adora. Mas o mundo do chiclete não é apenas dos pequenos e sim dos adultos, que estão cada dia mais fãs desse tipo de doce. O fato é que a indústria alimentícia tem se dedicado a criar produtos sofisticados com a tentativa de se encaixarem na demanda de gente grande.
Hoje em dia, além das versões coloridas e recheados, já existem goma de mascar sem açúcar e os  que prometem clarear os dentes. Mas todos têm algumas dúvidas em relação ao chiclete, como por exemplo, o chiclete pode atrapalhar a dieta? Ele tem alguns benefícios para a saúde bucal? Foi pensando nisso que o Mundo Interativo pesquisou e achou os 7 mitos e verdades sobre a goma de mascar, ou simplesmente chiclete.
Os chicletes são prejudiciais à dieta? 
Mito. Os chicletes convencionais, mesmos os que possuem adição de açúcar, não são prejudiciais a sua dieta. Uma unidade corresponde, em média, a 2,5 calorias.
A goma de mascar pode causar dores no estômago?
Verdade. Se a pessoa tiver mascando chiclete por horas ou várias vezes por dia e não ter ingerido nenhum alimento,  o ato vai estimular a produção do suco gástrico e vai provocar dores fortes  nas paredes do estômago.
Todas as versões de chiclete podem causar cárie?
Mito. Sem dúvida o açúcar é o grande causador da cárie. Por isso que existem as versões diet e light que ficam fora dessa lista.
O chiclete pode ter benefício para a higiene bucal?
Verdade. O ato de mascar chiclete  provoca uma limpeza superficial nos dentes.
Os chicletes aliviam o mau hálito? 
Verdade. A ação da limpeza dos dentes e a produção em excesso de saliva faz com que as células da boca sejam renovadas. Por ser uma ação momentânea não serve para todo o mundo.
O chiclete ajuda a clarear os dentes?
Mito. Mesmo as versões que prometem esse benefício contêm concentrações muito baixas de peróxido (substância clareadora) para proporcionar algum clareamento. Lembrando que o peróxido é tóxico e não é recomendável usar em altas concentrações.
A goma é indicada para certos tratamentos bucais?
Verdade. Em alguns casos, o chiclete é recomendado com ação de fisioterapia. Quando há inflamação dos músculos ou abertura limitada da boca (trismo muscular), o uso da goma é benéfico para minimizar o inchaço, fortalecer a musculatura bucal e recuperar os movimentos da mandíbula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário