Como garantir sua Privacidade no Facebook ?




Uma discussão que sempre vem à tona é a questão de privacidade e segurança nas redes sociais, especialmente no Facebook. Muita gente quer usar o Facebook, mas assusta-se com a falta de privacidade e a exposição de questões pessoais de forma tão aberta. É possível usar o Facebook e outras redes sociais de forma a preservar informações e sem expor-se tanto a quem você não tem relação ou amizade. Separamos algumas dicas para garantir sua privacidade no Facebook.

Basta a Globo e o Fantástico tocar em certos assuntos para causar pânico nas pessoas. Foi só divulgarem uma matéria sobre como nossas informações estão acessíveis na Internet que gerou desespero e correria no Facebook. Inclusive surgiram dicas estapafúrdias de “segurança”, sendo ensinadas como a última solução.

Exposição na internet deixa usuários vulneráveis a golpes (Fantástico)
Mas todo esse alarde não vale de nada se não aprendermos a usar as redes sociais de forma correta e entendendo seus limites e como realmente funcionam.

Conteúdo desse artigo

Vamos juntas dicas práticas e informações úteis de como você pode e deve usar o Facebook para garantir um mínimo de privacidade, sem colocar em risco informações que possam ser usadas contra você, roubadas por espertinhos ou mesmo que possam constranger você e sua família.

O mais importante aqui é entender como tudo funciona e acabar com ilusões e falsas ideias e falsas dicas que são passadas todos os dias por usuários sem experiência.

Leia tudo com MUITA ATENÇÃO e calma. Cada item aqui é de extrema importância.

Existe privacidade em redes sociais?

A primeira coisa que precisamos pensar é a diferença entre “Público” e “Privado”. Uma rede social é um lugar público, algo como a praça ou as ruas da cidade, até mesmo como o Shopping. Redes social, o Facebook, não são lugares privados, particulares como a sua casa ou o seu quarto.

Portanto, esqueça sua privacidade quando estiver em uma rede social como o Facebook, Orkut, LinkedIn, Twitter e semelhantes.

Quando você entra para qualquer serviço na internet, assina termos de uso e termos de privacidade, aceitando que seus dados e informações sejam usados pela empresa que administra o conteúdo ou serviço. Aposto que você que usa o Facebook nunca leu isso, certo?

Política de uso de dados do Facebook
Termos e Política do Facebook
Então, mesmo que você não queira, para usar o Facebook você tem que permitir que eles tenham acesso irrestrito à sua conta e possam usar suas informações comercialmente. Disso não há como fugir e não existe nada que você faça para evitar. Apenas excluir por completo a sua conta é que evitará o uso de suas informações por eles. Mas, enquanto você estiver usando o serviço, infelizmente terá que submeter-se.

Não existem garantias de Privacidade

Outra coisa importante é que, o que você fizer no Facebook, tudo o que publicar, mesmo que seja para um grupo fechado, suas informações estão públicas.

Ou seja: se você publicar uma foto e fechar para que apenas amigos tenham acesso e vejam, ainda assim algum amigo pode salvar a imagem no próprio computador e republicar de forma aberta e livre para outros. Isso vale para textos e vídeos também.

Nem mesmo conversas fechadas no bate-papo do Facebook (inbox) ficariam privadas se uma das partes quiser copiar o conteúdo e divulgá-lo.

O máximo que você pode fazer é processar o indivíduo por “constrangimento” ou coisa do tipo, dependendo do mal que isso causar a você. Mas não há mecanismo legal que proíba alguém de divulgar algo que viu numa rede social. Voltamos ao ponto em que redes sociais são “praças públicas”.

Não existe “violação de privacidade” se foi você mesmo(a) quem disponibilizou publicamente uma informação.

Escolha bem seus “Amigos”

Então, a primeira coisa a se fazer em sua conta do Facebook é sanear suas amizades e rede de amigos. Abra a sua lista de “Amigos” e comece a limpar, excluindo quem não é realmente de seu círculo familiar, amigos realmente conhecidos e pessoas com as quais você precisa manter contato por uma rede social.

Amigos de trabalho, empresas, relacionamentos de negócios, contatos profissionais não são para o Facebook. Para isso existe o LinkedIn - http://br.linkedin.com/ - especificamente voltada para isso.

Elimine os “conhecidos”, pessoas com as quais você não mantém o mínimo de contato ou aquelas que basta ter o telefone na agenda.

Ninguém precisa de um Facebook com mais do que 250 ou 300 pessoas, por maior que seja a sua família e por mais popular que você seja. Se precisa de muito mais que isso, então transforme seu Perfil em uma Página. Páginas são mais voltadas para pessoas que precisam de centenas de contatos e não podem ficar se preocupando com intimidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário