Sabe aquela brincadeira de “vender um rim” para comprar alguma coisa? Na China, um rapaz levou isso muito a sério. Identificado apenas pelo apelido Zheng, o garoto, de 17 anos, vendeu o órgão para conseguir dinheiro para comprar um iPad 2.
Sem contar nada à sua família, Zheng pesquisou na Internet e encontrou um negociador disposto a pagar US$3.400, por um dos seus rins. O jovem saiu de sua casa na província de Anhui e foi até um hospital em Chenzhou, na província de Hunan, onde foi operado sob a supervisão de um agente especializado nesse tipo de transação.
“Eu queria comprar um iPad 2, mas não tinha dinheiro”, declarou o garoto à Shenzhen TV. Ele sofreu algumas complicações em consequência da cirurgia, e não conseguiu esconder a façanha. “Quando ele voltou pra casa, estava com um novo laptop e um tablet da Apple”, disse a mãe do garoto, que viu a cicatriz vermelha no corpo do filho. “Eu queria saber como ele conseguiu tanto dinheiro e ele finalmente confessou que havia vendido um de seus rins.”
A mãe levou Zheng de volta para Chenzhou, onde denunciou o crime à polícia. Porém, os responsáveis não foram encontrados, já que celulares dos três agentes contatados pelo rapaz estavam desligados. Já a equipe do hospital negou ter conhecimento sobre a operação.
A negociação online de órgãos é comum na China, apesar dos constantes esforços do governo para frear a prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário