9 Mitos da informática que você provavelmente acredita


1) É verdade que se retirarmos o pendrive sem ir em “remover dispositivo com segurança” podemos queimar o dispositivo?

Não vai queimar seu pendrive, justamente por que o pendrive é uma memória flash, acostumada com variações de energia. No entanto, se você estiver utilizando um HD externo que possua um disco, a queda repentina de eneergia pode prejudicar o aparelho. Mas no caso do pendrive, basta removê-lo em uma velocidade moderada e de forma RETA. Assim, você não precisará se preocupar se de vez em quando retirar o pendrive de forma “irregular”.

2) Realmente existem vírus capazes de entrar via rede elétrica no computador?

Não! Um verdadeiro mito, os vírus nada mais são que “softwares”, e softwares só podem ser instalados em dispositivos ELETRÔNICOS com memória, e não ELÉTRICOS (como as redes de energia de sua casa). Porém existem vírus bem mais elaborados que podem afetar outros dispositivos eletrônicos (como já tivemos casos de TVs e até rádios infectados) que se instalam por meio de CDs e Pendrives.

3) Desligar o computador sempre que terminar de usar é bom?

Não! Na verdade é justamente o contrário. Toda vez que o computador inicia/reinicia, ele tem que re-organizar todos os dados do HD (que fisicamente são uma espécie de pó de metal), isso causa um certo desgaste do disco rígido a longo prazo. Historicamente falando, o computador foi uma máquina criada para nunca mais ser desligada, porém com aperfeiçoamentos de hoje em dia, você não precisa se preocupar tanto. Mas que há um desgaste, isso há.

4) Posso ser preso se eu usar programas piratas?

Não, a legislação brasileira indica como crime a VENDA e/ou a distribuição de programas piratas, e não o uso. Porém se você for pego usando softwares piratas, ou sofrer uma denuncia, terá que pagar uma multa (que varia o valor dependendo da região), além de comprar a versão original do programa. (fora do Brasil a legislação muda.)

5) Desligar o computador sem ir em “iniciar > Desligar…” prejudica a máquina?

Não de forma direta. Se você desligar direto da tomada, ou no estabilizador, não dá tempo do Windows separar os arquivos do sistema, por em ordem as DLLs, fazer um “mini ponto de restauração”, salvar seus projetos, etc… Porém não vai afetar em nada o software ou até mesmo o hardware do computador (no máximo deixar as coisas meio bagunçadas). Nada que precise se preocupar.

6) Xiiiiiiii, computador molhou!!! Estragou?

Não. O computador só estragará se estiver LIGADO quando for molhado. Caso o computador molhe (desligado), basta abrir (e se possuir conhecimentos, desmontar) o computador e deixar secar de modo natural. NUNCA seque usando secadores de cabelo ou deixe no sol, isso sim será prejudicial ao computador, mas quanto a água não precisa se preocupar, muitos técnicos inclusive lavam as peças do computador com água corrente para obter um melhor desempenho.

7) Empurrar o driver de CD com as mãos, estraga o aparelho?

Não, na verdade os drivers de cd dos computadores (com exceção dos notebooks) são feitos para isso mesmo, eles são sensíveis ao toque, fazendo com que ele entre assim que empurrarmos, logo, se não utilizarmos força bruta, não tem problema algum!

8) O computador gasta mais energia no momento em que liga, do que quando permanece ligado?

Não mesmo! O computador não é um carro, e não possui motor de arranque. Desligar o computador economiza energia elétrica sim, e a o pico que ele precisa atingir para ligar é praticamente insignificante.

9) Colar imãs de geladeira no gabinete, estragam o computador?

Nananina não! Os computadores não são tão sensíveis quanto parecem. Você pode colar sem nenhum problemas imãs de geladeira no gabinete do seu computador que ele não vai explodir. O único problema seria se você colocasse um SUPER IMÃ colado diretamente no HD do computador, aí poderiam ocorrer problemas. (OBS: Mantenha o imã longe dos monitores também!)

Via :Operários da Web

3 Dicas desconhecidas para economizar a bateria dos celulares



bateria dos celulares

 1: O conceito “descarregar a bateria completamente para prolongar a sua vida” é um mito.

Pelo menos é um mito nos dias de hojeEsse mito começou quando os dispositivos eletrônicos portáteis estavam usando níquel-cádmio (NiCd). O NiCd sofre com a incapacidade de compreender plenamente a sua própria carga. Se você carrega o seu aparelho eletrônico com ele parcialmente descarregado, isso se volta contra você, pois o aparelho entende que o celular está completamente descarregado, e cria o chamado “efeito memória”. Este efeito essencialmente reduz a duração da bateria do dispositivo significativamente, ao menos que ele seja descarregada de vez em quando. Maaaaaaaas, você não precisa se preocupar mais com isso.
Na era moderna móvel, já não se usam baterias NiCd. Em vez disso, usamos demandas de lítio (Li-Ion). E provavelmente você está ciente disso, mas você sabia também que no caso da bateria de Li-Ion, descarregá-la completamente pode prejudica-la? Cada vez que você drena a bateria, ela passa a operar na marca de 3,3 volts, e uma vez que a carga da bateria seja determinada pela tensão, e a maioria das baterias Li-Ion opera entre 3,3 (descarregada) e 4,2 volts (totalmente carregada), sempre que você esvazia completamente a bateria do seu celular, ele entende que é necessário abaixar sua tensão, e essa variação de tensão repentina faz com que a bateria perca sua capacidade gradativamente.
Portanto,  se o seu celular exibir 30-50% de carga, basta plugá-lo no carregador e pronto!

2: A temperatura afeta a duração da bateria

bateria cuidado-temp
Se você deixa o seu dispositivo móvel dentro do seu carro abandonado no meio do verão, sinto em dizer, mas a bateria dele vai perder uma parte de sua capacidade permanentemente. Isso acontece pois dentro das bateria dos celulares existem produtos químicos que não gostam muito de temperaturas altas. As baterias se esgotam assim como os humanos no calor. Uma solução simples e bastante útil é sempre manter a sua bateria em locais frios e arejados. Inclusive, em fábricas de pilhas e baterias, as mesmas são armazenadas em temperaturas de congelamento para que não percam sua capacidade durante o processo de fabricação.

3: Nunca guarde uma bateria descarregada ou carregada totalmente por um longo período de tempo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Você nunca deve deixar a bateria Li-Ion acabar. Fim da história. No entanto, você pode pensar que não há problema em armazenar uma bateria totalmente carregada (conectada na tomada mesmo quando a mesma está em 100%, por um longo período de tempo). Afinal, quanto mais, melhor, certo?
Errado! As baterias são mais quimicamente ativas e armazenam mais energia potencial quando estão totalmente carregadas. Isso quer dizer que se você manter um celular carregando por um grande período (um ciclo de mais de 24 horas), o suco concentrado dentro das baterias passa a cristalizar os produtos químicos internos, resultando em perda permanente da capacidade. O mesmo ocorre se você deixar sua bateria totalmente descarregada por muito tempo.

Concluindo…

As bateria dos celulares são realmente complicadas de se entender pois atingem ao mesmo tempo duas ciências distintas (química e eletrônica). Por isso é comum que você não tenha entendido todos os conceitos que englobam o uso dessas concentradoras de energia. Então vamos recapitular rapidinho:
  • Nunca descarregue seu celular até o final
  • Mantenha seu celular em locais frios e arejados
  • Nunca deixe seu celular mais de 24 horas carregando
  • Nunca deixe seu celular mais de 24 horas descarregado