3 Dicas desconhecidas para economizar a bateria dos celulares



bateria dos celulares

 1: O conceito “descarregar a bateria completamente para prolongar a sua vida” é um mito.

Pelo menos é um mito nos dias de hojeEsse mito começou quando os dispositivos eletrônicos portáteis estavam usando níquel-cádmio (NiCd). O NiCd sofre com a incapacidade de compreender plenamente a sua própria carga. Se você carrega o seu aparelho eletrônico com ele parcialmente descarregado, isso se volta contra você, pois o aparelho entende que o celular está completamente descarregado, e cria o chamado “efeito memória”. Este efeito essencialmente reduz a duração da bateria do dispositivo significativamente, ao menos que ele seja descarregada de vez em quando. Maaaaaaaas, você não precisa se preocupar mais com isso.
Na era moderna móvel, já não se usam baterias NiCd. Em vez disso, usamos demandas de lítio (Li-Ion). E provavelmente você está ciente disso, mas você sabia também que no caso da bateria de Li-Ion, descarregá-la completamente pode prejudica-la? Cada vez que você drena a bateria, ela passa a operar na marca de 3,3 volts, e uma vez que a carga da bateria seja determinada pela tensão, e a maioria das baterias Li-Ion opera entre 3,3 (descarregada) e 4,2 volts (totalmente carregada), sempre que você esvazia completamente a bateria do seu celular, ele entende que é necessário abaixar sua tensão, e essa variação de tensão repentina faz com que a bateria perca sua capacidade gradativamente.
Portanto,  se o seu celular exibir 30-50% de carga, basta plugá-lo no carregador e pronto!

2: A temperatura afeta a duração da bateria

bateria cuidado-temp
Se você deixa o seu dispositivo móvel dentro do seu carro abandonado no meio do verão, sinto em dizer, mas a bateria dele vai perder uma parte de sua capacidade permanentemente. Isso acontece pois dentro das bateria dos celulares existem produtos químicos que não gostam muito de temperaturas altas. As baterias se esgotam assim como os humanos no calor. Uma solução simples e bastante útil é sempre manter a sua bateria em locais frios e arejados. Inclusive, em fábricas de pilhas e baterias, as mesmas são armazenadas em temperaturas de congelamento para que não percam sua capacidade durante o processo de fabricação.

3: Nunca guarde uma bateria descarregada ou carregada totalmente por um longo período de tempo

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Você nunca deve deixar a bateria Li-Ion acabar. Fim da história. No entanto, você pode pensar que não há problema em armazenar uma bateria totalmente carregada (conectada na tomada mesmo quando a mesma está em 100%, por um longo período de tempo). Afinal, quanto mais, melhor, certo?
Errado! As baterias são mais quimicamente ativas e armazenam mais energia potencial quando estão totalmente carregadas. Isso quer dizer que se você manter um celular carregando por um grande período (um ciclo de mais de 24 horas), o suco concentrado dentro das baterias passa a cristalizar os produtos químicos internos, resultando em perda permanente da capacidade. O mesmo ocorre se você deixar sua bateria totalmente descarregada por muito tempo.

Concluindo…

As bateria dos celulares são realmente complicadas de se entender pois atingem ao mesmo tempo duas ciências distintas (química e eletrônica). Por isso é comum que você não tenha entendido todos os conceitos que englobam o uso dessas concentradoras de energia. Então vamos recapitular rapidinho:
  • Nunca descarregue seu celular até o final
  • Mantenha seu celular em locais frios e arejados
  • Nunca deixe seu celular mais de 24 horas carregando
  • Nunca deixe seu celular mais de 24 horas descarregado

Nenhum comentário:

Postar um comentário