Hyundai HB20 e Chevrolet Onix ameaçam os lideres de vendas

Compacto da Hyundai fecha primeiro trimestre de 2013 como o quarto carro mais vendido; Onix fica com a sexta posição.

Agora, a briga vai ficar boa. Volkswagen Gol que se cuide, pois os rivais Hyundai HB20 e Chevrolet Onix já começam a incomodar, e muito. De acordo com os dados da Fenabrave, associação de revendedores do setor, o compacto coreano emplacou 12.537 unidades em março, somando 31.744 unidades no acumulado do ano. Desempenho que lhe garante a quarta posição no ranking de mais vendidos em 2013, até agora.

Logo atrás está o VW Fox e sua versão aventureira, CrossFox, com 30.579 emplacamentos. O modelo é pressionado por Onix, que aparece na sequência, com 29.169 unidades emplacadas.

O Uno, que chegou a tomar a liderança do Gol pontualmente no ano passado, perdeu a vice-colocação e ficou apenas no terceiro lugar, com 44.369 emplacamentos. Ele foi ultrapassado pelo irmão Palio, que somou 44.529. Enquanto isso, o VW Gol mantém o topo do ranking, com 57.279 modelos comercializados nos três meses que abrem 2013.

Siena na ponta

O Siena foi o sedã mais vendido no trimestre, com um total de 25.228 unidades emplacadas. Ele superou Voyage e Classic, que somam 22.558 e 19.257, respectivamente. Para celebrar a conquista a Fiat prepara uma edição especial do modelo, chamada Sublime, que deve estar nas lojas até a próxima semana. A exemplo do Linea Sublime, o modelo deverá ser oferecido com um pacote diferenciado de equipamentos e acabamento. Quem também deve ganhar mais uma edição exclusiva é o Uno, além da recém-anunciada College.

No segmento de médios, o Civic se aproxima do Corolla no acumulado do ano. O Honda, que fechou março como o 15º modelo mais vendido, diminuiu a diferença para 376 unidades ao somar 10.186 emplacamentos.

Primeiro trimestre de 2013

Segundo análise de Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, o mês de março apresentou um crescimento de 20% nas vendas em relação a fevereiro, considerado atípico pelo setor - por ser mais curto e ainda ter um feriado longo como o Carnaval. O balanço para os três primeiros meses do ano também foi positivo, embora tímido: registrou alta de 2,1% em relação ao mesmo período de 2012.

A prorrogação do IPI reduzido, no entanto, deve garantir um desempenho melhor nos próximos meses. Ao menos é o que a Anfavea espera, ao manter a previsão de crescimento das vendas entre 3,5% e 4,5% neste ano. "Sem essa prorrogação seria difícil manter a meta. A manutenção do IPI como está agora dá mais previsibilidade e permite que o consumidor saiba as regras do jogo durante todo o ano", afirma a Belini ao site  Autoesporte. Ele conta que a medida atende a um pleito da Anfavea.


Texto: Renata Viana de Carvalho e Tereza Consiglio / Fonte: Autoesporte / Fotos: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário