Quais são os trajes típicos dos países islâmicos?

Os turbantes e túnicas usados hoje nos países árabes são idêntico ás vestes de beduínos que viviam na região durante o século VI. 
A partir do século XVII, a expansão do islamismo difundiu-se para a região da África e da Ásia, determinando certas regras em alguns países. A religião não permite que fiéis mostrem em público suas “partes intimas” – nos homens é proibido mostrar a região do umbigo e o joelho; e, para as mulheres, não é permitido mostrar o corpo inteiro, exceto o rosto e as mãos.
Confira abaixo as 10 vestimentas mais usadas pelo os povos islâmicos.
Icharb

Na maioria dos países árabes, as mulheres utilizavam roupas semelhantes as túnicas masculinas e, na cabeça, um lenço que deixa só o rosto á mostra.
Xador
O Alcorão determina que as mulheres se vistam de forma a não atrair a atenção dos homens. São muitos usados na Arábia Saudita e no Irã.
Burqa
As vestes femininas são conhecidas pelos árabes como Hijab, ou “comprimento”. As partes do corpo que a mulher deve cobrir, no entanto, variam de acordo com a lei estipulada por cada país.
Cafia
Traje muito comum no Oriente Médio. Consiste em um pano quadrado preso por uma tira chamada egal.
Abaia
É uma grande capa de lã. Os beduínos a carregavam em volta do corpo durante o dia e a vestiam a noite para poderem se proteger do frio extenso.
Túnica
A principal peça do vestiário árabe é esse “vestido” de manga comprida que cobre o corpo inteiro. Ela costuma ser clara e larga para refletir os raios solares, fazer o ar circular e refrescar o corpo durante o dia.
Cirwal
Calça larga, usada por debaixo da túnica. Acredita-se que foi uma invenção dos persas, adotada pelos árabes a partir do século VII.
Turbante
De origem desconhecida, já era utilizada no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. Consiste em uma longa tira de pano enrolada sobre a cabeça.
Tarbush
Também conhecido como fez, trata-se de um pequeno chapéu de feltro ou pano, algumas vezes utilizado em conjunto com um turbante.
Ihram
Esse veste conhecida como Ihram, retira do corpo todos os sinais de poder e riqueza para mostrar que todos são iguais perante a deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário