Por que ouvimos o barulho do mar quando encostamos uma concha na orelha?

Quem nunca ouviu o barulho do mar utilizando uma concha? Quando encostamos uma concha na orelha, sempre ouvimos ruídos parecidos com os das ondas do mar. Muita gente diz que é apenas um mito. Mas então porque ouvimos o barulho? 
Se pegarmos e observamos detalhadamente uma concha, podemos observar que sua estrutura tem o formato de espiral. Isso faz com que os efeitos de propagação que ocorre no seu interior sejam amplificados, semelhantes a uma caixa de ressonância.
Ao encostarmos a concha na orelha  em um ambiente aberto e depois em um ambiente fechado com o mínimo de barulho possível, conseguimos perceber que os efeitos são bem diferentes. No local silencioso, praticamente não conseguimos detectar nenhum efeito vindo da concha, já no local aberto conseguimos ouvir um barulho semelhante ao da onda do mar.
Então essa afirmação de que a concha produz o barulho do oceano é nada menos do que um mito.  O barulho que ouvimos dentro da concha são aquelas que não conseguimos ser percebidos por nós e, quando amplificados, como nesse caso, produzem um barulho semelhante ao do mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário