Como as rolhas são colocadas nas garrafas?


A vedação da garrafa, com rolha de cortiço, tem como principal função proteger o vinho das contaminações bacterianas e das oxidações. A rolha de cortiça é o mais antigo processo para a conservação do vinho por um longo tempo.  Mas afinal, como as rolhas são colocadas dentro das garrafas? 
Antes de tudo, a rolha precisa ser extraída e preparada para a vedação. O material necessário vem de arvores sobreiro, cultivadas principalmente na Espanha e em Portugal.  A rolha – que contém um alto nível de uma substância cerosa, denominada de suberina – é conseguida ao se retirar a casca esponjosa da árvore.  A casca, uma vez processada, retém a propriedade elástica, permitindo que ela seja comprimida sob pressão.
A vedação ocorre através de prensas especiais, que vão das mais avançadas (automáticas) a mais simples (manual).  Mas saiba que, independente do método e do tamanho, o principal fator que contribui para o sucesso da vedação é a propriedade elástica da rolha. Temos um exemplo nas prensas mecânicas portáteis. Nela, coloca-se a rolha em uma câmera cilíndrica, a qual é alinhada com o gargalho da garrafa. Como se fosse um alicate, a prensa espreme a rolha de um modo que ela caiba na circunferência do gargalho e a empurra para baixo como se fosse uma alavanca. Logo abaixo, existe um suporte com uma mola acoplada, que tem como objetivo não trazer algum dano ao equipamento ou que não ocorra algum acidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário