Mitos e verdades sobre o chocolate

No inverno é muito comum comermos mais do que o normal, ao contrário do verão, que ingerimos mais líquido. O chocolate é uma das principais guloseimas do inverno. Nada melhor do que uma barra do seu chocolate preferido depois do almoço ou um bom brigadeiro de panela para comer de colher enquanto você assiste um filme a tarde.

Alguns alegam que comer mais chocolate tem a ver com o frio mesmo, pois exige mais calorias do organismo para manter a temperatura corporal. Outros admitem que é impossível viver sem chocolate no frio e não resistem à guloseima. Tem gente que fala que o chocolate melhora o humor, principalmente das mulheres, na TPM (tensão pré-menstrual). Será que é verdade? Desvende abaixo os mitos e verdades que rondam essa guloseima.

Comer chocolate melhora mesmo o humor?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Verdade! A diferença é percebida quase de imediato. Quer saber o por quê? O cacau, matéria-prima do doce, é fonte de magnésio e triptofano, nutrientes que estimulam o organismo a produzir endorfina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer, inibindo assim a agressividade.

A TPM estimula o consumo de chocolate?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Verdade! Na semana que antecede a menstruação há vários fatores que ajudam mais ainda o consumo de chocolate. O hormônio estradiol, que aumenta a sensibilidade do paladar, é um exemplo. Para compensar a irritabilidade, as mulheres buscam o prazer em forma dos doces. O chocolate favorece o fluxo sanguíneo nas áreas de percepção do prazer no cérebro.

Chocolate aumenta a libido?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Mito! Ainda não existe uma pesquisa científica que comprove isso. As pessoas acham que seja verdade, pois o chocolate proporciona uma sensação de bem-estar, o que deixaria o indivíduo predisposto para o sexo.

Chocolate no lugar do sexo?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Verdade! Isso já foi comprovado em uma pesquisa feita com 1500 britânicos, pela empresa de alimentos Cadbury. De acordo com o levantamento, 52% das mulheres e 13% dos homens preferem a guloseima à relação sexual. O que a maioria justifica é: com o chocolate o prazer é garantido.

Quanto mais amargo e escuro for o chocolate, mais saudável ele é?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Verdade! Chocolate amargo tem alta concentração de cacau e uma porcentagem reduzida de gordura, açúcar e leite. O chocolate extra amargo tem entre 75% e 85% de cacau; o amargo, entre 50% e 75%; e o meio amargo, de 35% a 50%. Os ao leite, variam entre 30% a 40%.

Chocolate provoca acne?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Mito! Essa é uma pergunta que ronda a maioria das meninas. Não há estudo que relacione o consumo de chocolate ao aparecimento de espinhas. O que pode causar essa impressão é que os alimentos gordurosos em geral aumentam a oleosidade da pele, que obstrui os poros favorecendo o surgimento de acne.

Não existem pessoas viciadas em chocolate?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Verdade! As concentrações de substâncias que causam dependência como a cafeína, tetrahidrobeta-carbolina, tiramina e feniletilamina são mínimas e incapazes de levar ao vício, mesmo comendo a guloseima muitas vezes por dia. O que pode acontecer é a pessoa comer demais o doce por questão psicológica, por ela ser fã do alimento, sabendo que o chocolate pode trazer um prazer imediato, recorrendo a ele nos momentos difíceis.

Se o chocolate estiver esbranquiçado, está estragado!

Mitos e verdades sobre o chocolate
Mito! O tom acinzentado ou esbranquiçado indica que o doce foi exposto a diferentes temperaturas, fazendo com que a manteiga de cacau chegasse até a superfície do chocolate.

Consumir chocolate amargo reduz pressão arterial e risco de doenças cardiovasculares?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Verdade! Muito bom pra saúde, o chocolate amargo pode ser consumido todos os dias, no máximo 50 gramas, auxiliando no aumento do colesterol bom (HDL) e funcionamento dos vasos sanguíneos.

A versão diet é pra quem faz dieta!

Mitos e verdades sobre o chocolate
Mito! O chocolate diet traz grande quantidade de gordura, sendo assim, altamente calórico, para compensar a falta de açúcar e garantir a textura e o sabor característicos.

Um dos sintomas de alergia ao chocolate é a tosse?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Verdade! A tosse é um dos sintomas, além de outros sinais como irritação na pele, no estômago e no intestino, e crises de enxaqueca. Fique atento!

Chocolate branco não é chocolate?

Mitos e verdades sobre o chocolate
Verdade! Isso porque ele não contém cacau, a matéria prima para se fazer o verdadeiro chocolate. O chocolate branco é feito basicamente da manteiga extraída do cacau, leite em pó, baunilha, grande quantidade de açúcar e gordura saturada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário